MacOS High Sierra News | WWDC17
Agora já podemos ter certeza: o macOS High Sierra é a porta de entrada oficial do Mac no mundo da Realidade Virtual (Virtual Reality, ou VR). Junto com o anúncio da nova versão do seu motor gráfico, o Metal 2, a Apple está trazendo, pela primeira vez à sua linha de computadores, suporte a eGPUs — placas gráficas externas, que conectam-se à máquina via Thunderbolt ou alguma outra interface.
Na prática, a intenção da Apple é uma só: permitir que desenvolvedores do universo VR utilizem Macs para bolar suas criações e, com isso, eventualmente englobem a linha de computadores da Apple nos seus lançamentos. Como bem se sabe, os Macs atuais possuem, no máximo, placas gráficas discretas, que não permitem trabalhos muito pesados — ou seja, mexer com VR, mesmo num MacBook Pro topo-de-linha hoje, é quase impossível. É aí que entram as GPUs externa.
Para incentivar o início deste desenvolvimento, a própria Apple deu o primeiro passo e já começou a vender no seu site, para desenvolvedores, uma conjunto batizado de External Graphics Development Kit, ou Kit Externo de Desenvolvimento de Gráficos. O conjunto inclui uma gaveta para GPU da Sonnet com conexão Thunderbolt 3, uma placa AMD Radeon RX 580 com 8GB de memória lá dentro, além de um hub USB-C com quatro portas USB-A, da Belkin.
A “caixa preta” conecta-se a qualquer Mac com entrada Thunderbolt 3 e quaisquer aplicativos ou jogos baseados em Metal, OpenCL ou OpenGL podem tirar proveito do poder gráfico extra fornecido por ela. Entretanto, é bom notar que, ao menos por enquanto, a solução apresenta algumas limitações: não há suporte para aceleração gráfica na tela do próprio iMac ou MacBook Pro, por exemplo, então é necessário conectar a máquina a um monitor externo; por outro lado, a caixa ainda não oferece suporte a monitores USB-C, então o LG UltraFine recomendado pela Apple também fica de fora. Além disso, não há suporte ao modo clamshell ou a áudio via HDMI, ao menos por enquanto — estes são problemas que, certamente, a Apple e a comunidade tratarão de resolver ao longo do tempo.
O kit custa US$600 (~R$2.000) e, para comprá-lo, é necessário estar registrado no Apple Developer Program ou no Apple Developer Enterprise, nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hong Kong, Irlanda, Japão, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Reino Unido, Singapura, Suécia ou Suíça. Ou seja, ao menos por enquanto, se você é baseado no Brasil terá que aguardar para fazer suas criações gráficas no Mac.
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